KWL mantém auditores para o referencial EQUASS

 

Válidos por 3 anos

Teresa Silva, Auditora da KWL, iniciou as auditorias de certificação EQUASS – European Quality in Social Services, no seguimento da revisão do referencial.

Os programas de certificação EQUASS cumprem plenamente os requisitos de qualidade europeus para o setor social, conforme expresso no Quadro Europeu de Qualidade para Serviços Sociais do Comité de Proteção Social, bem como os critérios fundamentais do Quadro EQAVET para o Setor do Ensino e Formação Vocacional. A certificação baseada em critérios EQUASS também pode ser considerada como evidência de implementação bem-sucedida da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Desde 2010, que cerca de 800 organizações já obtiveram a certificação EQUASS Assurance em 12 países europeus, sendo que perto de 200 foram organizações portuguesas. O crescente interesse pela abordagem EQUASS à qualidade baseia-se em atender às necessidades e expectativas das partes interessadas (como utilizadores de serviços, prestadores de serviços, financiadores, parceiros sociais e formuladores de políticas) no setor social e no setor da formação vocacional.

Os níveis do programa de certificação EQUASS baseiam-se na mesma estrutura, 10 princípios de qualidade e 50 critérios subjacentes, e certificam dois níveis diferentes de qualidade – EQUASS Assurance e EQUASS Excellence, agora ambos válidos por 3 anos.